quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A Abadia de Northanger de Jane Austen

Desta vez que nos dá a dica é a Pandora do blog Pandora e sua caixa.

Minha dica é: A Abadia de Northanger de Jane Austen

Porque Jane Austen é uma autora inteligente, que não despreza nossa capacidade de compreender seu texto.  Nesse livro, editado postumamente e escrito antes de seus clássicos mais conhecidos, ela está mais irônica e mordaz do que nunca. Tem, como sempre uma dose de critica afiada as hipocrisias sociais, uma heroína real e ainda que Darcy seja o mais charmoso dos heróis de Austen, Henry Tilney, o mocinho dessa história, é sem sombra de dúvidas, o mais inteligente.

E só para completar, um romance que tem a seguinte passagem sobre a História escrita no século XIX, antes do feminismo, da Nova História Cultural, da história vista de baixo ou seus derivativos, só merece ser lido.

"- A senhora gosta bastante de História?
- Li um pouco por obrigação, mas a história não me diz nada que não me irrite ou me canse. As batalhas de papas e reis com guerras e pragas, a cada página; os homens todos tão imprestáveis, e quase nenhuma mulher; é muito cansativo. Muitas vezes estranho que seja tão enfadonho, pois grande parte dever ser invenção. Os discursos colocados na boca dos heróis, seus pensamentos e planos... a maior parte deve ser invenção, e são invenções que me deliciam nos outros livros."
(AUSTEN, Jane, A Abadia de Northanger, pg. 109, 110)

4 comentários:

Pedrita disse...

esse realmente é um ótimo livro pra presente. esse eu não li, mas já li vários livros dessa autora que mostra o quanto as famílias eram aprisionadas a situações financeiras e o quanto filhas mulheres sem dote sofriam e tinham dificuldade de conseguir bons casamentos e viver confortavelmente sem privações. beijos, pedrita

Pandora disse...

Com certeza é um livro ótimo Pedrita, eu adorei a leitura, se bem que sou suspeita, gosta de Austen no café, no almoço e no jantar!!!

Aleska Lemos disse...

Eu gostei bastante dessa Abadia Northanger. Eu lembrava vagamente dessa parte, mas só agora que vc frisou é que percebi como foi uma frase inteligente, principalmente qdo ela diz q a história é uma invenção. Lembra muitos meus primeiros periodos quando os professores diziam que tudo é construção. E olha que a Catherine é descrita como pouco inteligente e pouco bonita. Comprei agora Mansfield park to doida pra ler.

Ana Seerig disse...

Faz algum tempo que li, mas não foi dos que mais me marcaram dela. Agora, com tua resenha, creio que terei que relê-lo. Não lembro de muita coisa da história, então não posso palpitar muito... Mas Austen é Austen e que seus escritos são admiráveis não se discute!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...